HomeCategorias InternacionaisFórmula 1Saiba os horários e os destaques do GP da Holanda de F1

Saiba os horários e os destaques do GP da Holanda de F1

Max Verstappen se aproxima cada vez mais do bicampeonato e Perez e Leclerc disputam o vice-campeonato; Felipe Drugovich está cada vez mais próximo do título da F2

PUBLICIDADE

Neste fim de semana o circuito de Zandvoort receberá a 15ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1 e tem como destaque Max Verstappen, que está cada vez mais próximo de seu segundo título na categoria. Em casa, o piloto da Red Bull busca ampliar ainda mais a vantagem na liderança.

O piloto vai atrás da décima vitória no ano e ampliar a distância para os rivais na classificação. Verstappen, que tem 93 pontos de diferença para o vice-líder, venceu a prova no ano passado.

Com superioridade técnica sobre as rivais, a Red Bull também deseja conquistar com larga antecedência o campeoanto de construtores. A equipe tem 475 pontos, 118 a mais que a Ferrari e pode ampliar ainda mais a vantagem em solo holandês.

Enquanto o campeonato está próximo de uma definição, a vice-liderança vive uma situação oposta. Sergio Perez e Charles Leclerc seguem travando uma disputa ferrenha pela colocação. O mexicano reassumiu a posição após o monegasco terminar a prova em sexto no GP da Bélgica. Entretanto, cinco pontos separam os dois pilotos e a prova promete mais um capítulo da disputa pela posição.

Carlos Sainz e George Russell travam outra batalha, a do P4 – muito distantes do líder e correndo por fora na disputa pela vice. Sainz terminou em terceiro em Spa-Francorchamps e está apenas um ponto na frente do britânico que ficou em quarto na última etapa.

O GP da Holanda aconteceu pela primeira vez em 1952 e esteve no calendário até 1985, com exceções aos anos de 1954, 1956, 1957 e 1972. A prova retornou no ano passado após um hiato de 36 anos. O circuito de Zandvoort tem 4.259km de distância e 15 curvas. A corrida terá 72 voltas.

Para o jogo de pneus, a Pirelli definiu os compostos mais duros de seu jogo de pneus para a prova: C1, C2 e C3, respectivamente como branco, amarelo e vermelho. Para o diretor de automobilismo da empresa, Mario Isola, as curvas 3 e 14 serão “desafiadores” para os pilotos. Ele destacou também que o novo jogo de pneus trará mais facilidades para ultrapassagens.

“Zandvoort provou ser uma adição espetacular ao calendário no ano passado. As partes mais desafiadoras para os pneus são as curvas 3 e 14, que são tomadas em alta velocidade e colocam forças combinadas por um longo período no carro: downforce, bem como demandas laterais. Juntamente com as outras demandas do layout do circuito, por isso que nomeamos os três compostos mais duros da gama apenas pela quarta vez em 2022, depois dos GPs do Bahrein, Espanha e Grã-Bretanha”.

“O novo pacote de pneus nesta temporada deve facilitar a ultrapassagem em uma pista onde foi difícil passar no ano passado. A maioria dos pilotos parou apenas uma vez para manter a posição na pista, mas desta vez poderá haver mais foco nos compostos mais macios – o que poderia levar a mais duas paradas com os pilotos forçando ainda mais”, disse Isola.

Além da Fórmula 1, o circuito de Zandvoort receberá atividades da Fórmula 2, Fórmula 3 e Porsche Supercup.

Saiba os horários do GP da Holanda de F1

DiaHoraAtividadeTransmissão
02/0907:301° Treino LivreBandsports e F1 TV Pro
02/0911:002° Treino LivreBandsports e F1 TV Pro
03/0907:003° Treino LivreBandsports e F1 TV Pro
03/0910:00Treino ClassificatórioBand, Bandsports e F1 TV Pro
04/0910:00Corrida (72 Voltas)Band, F1 TV Pro e Rádio BandNews FM

Fórmula 2

Próximo de ser campeão, Drugovich cumprimentando Jake Doohan após vitória do australiano em Spa-Francorchamps. | Formula 2

Felipe Drugovich está cada vez mais próximo do título na F2. O brasileiro mostrou todo o seu brilho e determinação ao terminar em quarto na sprint race depois de subir seis posições nas três voltas finais.

Na corrida principal, ele foi o pole position e travou uma disputa ferrenha com Jack Doohan pela vitória. O brasileiro acabou não sendo bem sucedido na estratégia de fazer o pit stop após o do australiano e terminou em segundo. Com os 25 pontos conquistados em Spa Francorchamps, o brasileiro ampliou a vantagem para 43 pontos sob Théo Pourchaire. O francês conquistou apenas três em solo belga com o sexto na sprint race.

O piloto da MP Motorsport pode ser campeão neste fim de semana, mas precisa de uma combinação difícil de resultados. Drugovich precisa de 36 pontos dos 39 possíveis e Poruchaire zerar. Caso faça mais o brasileiro precisa, ao menos, abrir uma diferença de pontos ganhos sobre o francês com este número para ganhar o campeonato com duas corridas de antecendência.

Doohan vem em ascenção na categoria e fez o seu melhor fim de semana na temporada com 33 pontos conquistados. Além da corrida principal conquistada em Spa-Francorchamps, o piloto da Virtuosi tem duas vitórias em sprint races (Silverstone e Budapeste) na temporada. O australiano assumiu a quarta colocação e está a oito pontos de Logan Sargeant, terceiro colocado. A atuação dele pode ser decisiva neste fim de semana para os rumos da reta final do campeonato.

Enzo Fittipaldi saiu da Bélgica com apenas um ponto pelo décimo lugar na prova de domingo. Na corrida de sábado, ele terminou em 13°. O piloto da Charouz luta para aumentar a pontuação e por mais posições no campeonato. Fiitpaldi é o sexto com 101 pontos.

Para o jogo de pneus, a Pirelli definiu que os pneus duros e macios serão usados pelos pilotos neste fim de semana.

Veja os horários da etapa de Zandvoort na F2

DiaHoraAtividadeTransmissão
02/0905:05Treino LivreBandsports e F1 TV Pro
02/0910:00Treino ClassificatórioBandsports e F1 TV Pro
03/0912:00Sprint Race (29 Voltas)Bandsports e F1 TV Pro
04/0905:20Corrida Principal (40 Voltas)Bandsports e F1 TV Pro

Fórmula 3

Ollie Berman brilha nas corridas em Spa-Francorchamps, é vice-líder da F3 e acirra disputa pelo título | Formula 3

Na penúltima etapa da temporada, cinco pilotos brigam pelo título e dez pontos os separam na classificação do campeonato. A distância entre os três primeiros é de apenas dois. As provas prometem muitas disputas por posições e definições para a etapa de Monza onde será definido o título.

Ollie Bearman roubou a cena em Spa Francorchamps e entrou na disputa pelo título na F3. O britânico venceu a sprint race e foi o terceiro na corrida principal o levando para a segunda colocação do campeonato com 105 pontos. O nono lugar na prova de sábado fez Isaac Hadjar ficar na liderança com 106.

Antes, líder do campeonato, Victor Martins teve um fim de semana com 21° lugar na corrida sprint e abandonando a prova de domingo. O francês está em terceiro com 104 pontos e tem em sua cola, Arthur Leclerc com 101 pontos e Roman Stanek com 96.

O brasileiro Caio Collet brilhou no treino classificatório e conseguiu a pole position. Na prova principal, ele terminou em terceiro, mas ele foi punido com um acréscimo de cinco segundos por retorno inseguro. Na corrida sprint terminou em décimo. Com a vitória do barbadiano Zak Maloney no último domingo, o brasileiro caiu para nono na classificação. Agora o piloto da Charouz se recuperar e, dependendo dos resultados, crescer no campeonato.

Nos pneus, a Pirelli definiu que os compostos médios serão usados nesta etapa.

Confira os horários da etapa de Zandvoort da F3

DiaHoraAtividadeTransmissão
02/0903:55Treino LivreBandsports e F1 TV Pro
02/0909:00Treino ClassificatórioBandsports e F1 TV Pro
03/0905:25Sprint Race (21 Voltas)Bandsports e F1 TV Pro
04/0903:45Corrida Principal (26 Voltas)Bandsports e F1 TV Pro
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais