HomeCategorias InternacionaisFórmula E começa temporada 2023 com novidades

Fórmula E começa temporada 2023 com novidades

Categoria terá uma nova geração de carros, mudanças no formato de corrida, novas etapas e nova equipes; primeira etapa será no sábado (13) na Cidade do México

PUBLICIDADE

Neste fim de semana a Fórmula E começa sua nona temporada na história com o ePrix da Cidade do México e com muitas mudanças. A categoria viverá uma revolução dentro e fora das pistas com uma nova geração de carros, além de novas equipes, pilotos e etapas fazerem parte da competição. A expectativa é que as corridas fiquem mais competitivas e tenham mais ultrapssagens.

Uma das principais novidades é o Gen3 que deixará os carros mais potentes, leves e velozes. Podendo chegar a 320km/h, a nova era de carros tem potência de 350kW Os veículos serão cerca de 60kg mais leves, tem um trem de força dianteiro a mais que o Gen2 e não terá freios traseiros, o que transformará a experiência de dirigibilidade dos pilotos.

Os carros voltarão a ter baterias produzidas pela Williams. A empresa já havia produzido as baterias na era Gen1 da categoria. Outra mudança é nos pneus, a Michelin que produzia os compostos desde a primeira temporada deixa a Fórmula E. A Hankook passa a ser a fornecedora da categoria.

Piloto da TAG Heuer Porsche, António Félix da Costa em treino de pré-temporada em Valência em 13/12/2022 | LAT Images

Em 2023 serão 11 equipes competindo e a McLaren e a Maserati passam a integrar a categoria. Após o fim da parceria com Techeetah, a DS Automobiles formou uma parceria com a Penske e surgiu a DS Penske. A ABT está retornando a Fórmula E, mas agora usando os trens de força da Mahindra. A Mercedes deixou a categoria após três temporadas de muito sucesso com os títulos em 2021 com Jean Éric-Vergne e no ano passado com Stoffel Vandoorne.

Serão 22 pilotos na temporada e os brasileiros Lucas Di Grassi e Sérgio Sette Câmara seguem na categoria correndo, respectivamente, pela Mahindra e NIO 333 Racing. Cinco pilotos entram no grid da categoria: Norman Nato e Sacha Fenestraz que estarão representando a Nissan e René Rast e Jake Hughes pela McLaren e Nico Mueller pela ABT debutam na categoria.

Quatro cidades entram no calendário da categoria em 2023, entre elas São Paulo. O Anhembi receberá o primeiro ePrix brasileiro em 25 de março. A Índia receberá a prova pela primeira vez com o ePrix de Hyderabad em 11 de fevereiro, assim como a África do Sul com o ePrix da Cidade do Cabo em 25 de fevereiro.

Portland receberá a prova estadunidense da Fórmula E em 24 de junho em substituição a Nova York. A categoria terá 16 etapas e a decisão será em Londres, com rodada dupla, em 29 e 30 de julho.

O formato da corrida sofrerá mudanças com o regresso da contagem por voltas ao invés do tempo de 45min como aconteceu nas últimas temporadas. Caso seja necessário, serão adicionadas voltas extras em caso de presença de safety car na pista ou bandeira amarela em toda a pista. Os treinos classificatórios com mata-mata será mantido. O formato implementado em 2022 foi bem aceito pelos competidores e pelo público.

O Fan Boost, na qual fãs da categoria votavam para distribuir um incremento de potência ao piloto, foi extinto. Entretanto, em algumas provas da temporada, será testado o Attack Charge que será uma parada de 30seg para recarregar a bateria no carro. O pit stop desbloqueará os dois modos ataques que os pilotos devem ser usados na corrida.

Além do ePrix de São Paulo, o Brasil ganha uma outra novidade na categoria que é o BandSports e a Band como emissoras oficiais da categoria no lugar do sportv e TV Cultura. O canal esportivo do Grupo Bandeirantes transmitirá todos os classificatórios e provas da categoria assim como na plataforma BandPlay e no Band.com.br.

A Band transmitirá até nove corridas ao vivo e fará sua estreia no segundo ePrix de Daria, em 28 de janeiro às 14h. Os treinos livres seguirão sendo transmitidos no canal da categoria no Youtube.

Confira os horários do ePrix da Cidade do México

DiaHorárioAtividadeTransmissão
13/0119:301° Treino LivreCanal ABB Formula E
14/0110:302° Treino LivreCanal ABB Formula E
14/0112:40ClassificatórioBandSports, Band.com.br e BandPlay
14/0117:00CorridaBandSports, Band.com.br e BandPlay
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais