A McLaren pode estar indiretamente ligada a mais um litígio entre um piloto e sua equipe. Observando a batalha jurídica na Indy entre Alex Palou, com quem firmou um contrato para 2023, e a Ganassi, agora vê a Alpine falando termos jurídicos à imprensa sobre Oscar Piastri. O australiano já teria um pré-contrato com o time de Woking na Fórmula 1.
Os planos originais do time francês eram assinar com Fernando Alonso por um ano e emprestar o atual campeão da Fórmula 2 para a Williams. Piastri e seu empresário, o ex-piloto Mark Webber, teriam optado pela McLaren em detrimento a atual vaga de Nicholas Latifi.
Porém, tudo mudou nesta segunda-feira (1). Alonso surpreendeu e assinou um contrato de múltiplos anos com a Aston Martin, deixando um carro vago na Alpine, onde Piastri é piloto reserva. De acordo com Otmar Szafnauer, chefe do time francês, o contrato do jovem o obriga a competir pela Alpine se a titularidade for oferecida.

“Não estou ciente de qualquer pré-acordo que ele tenha com a McLaren, se houver. Ouço os mesmo rumores no paddock, mas eu sei que ele tem obrigações contratuais conosco e nós com ele”, declarou Szafnauer ao Motorsport.com.
“Nesse ano, a nossa obrigação é ele ser piloto reserva e colocá-lo para andar no carro do ano passado como preparação para correr no ano que vem. Nosso programa deu a ele 5.000 quilômetros. Tem TL1, trabalho no simulador, algumas obrigações de ambas as partes. Temos um contrato legal para 2023, com opção para 2024”, completou.

Questionado se Piastri e Webber não possuem mais intenção de correr pela Alpine, Szafnauer pediu “tempo ao tempo”.
“As coisas aconteceram na segunda. Hoje é terça, seu empresário está na Austrália e temos uma diferença no fuso horário. Oscar e seu entorno estão considerando suas opções, o que quer que isso signifique”, destacou.
“Eu enviei algumas mensagens no celular e e-mails para o Mark, de toda forma. Nos dê um pouco de tempo. Oscar é nosso candidato preferido e é dessa maneira que vamos seguir”, finalizou.
- F1: As razões que fizeram Alonso trocar Alpine pela Aston Martin
- Indy: Advogados de Palou pedem mudança de corte em processo
- F1: Verstappen alfineta Ferrari e destaca estrategista após vitória